Iniciativa oferece acompanhamento multiprofissional a pessoas idosas com dificuldade de deslocamento
O cuidado com a saúde também pode chegar até a porta de casa. Em Poço das Antas, o projeto municipal “Cuidado mais perto – Atenção à Pessoa Idosa” busca ampliar o acesso aos serviços de saúde para pessoas com 60 anos ou mais que estão restritas ao domicílio e enfrentam dificuldades ou impossibilidade de se deslocar até a Unidade Básica de Saúde (UBS).
Vinculada ao Programa de Atenção Domiciliar à Pessoa Idosa (PADI), do Ministério da Saúde, a iniciativa é voltada especialmente a idosos com condições crônicas, limitações funcionais e/ou cognitivas que não necessitam de cuidados de maior complexidade. A proposta é organizar o acompanhamento no próprio domicílio, considerando as necessidades individuais de cada pessoa.
O atendimento contempla avaliação multidimensional, elaboração de um plano de cuidados, prevenção de agravos, promoção da funcionalidade e da qualidade de vida, além de acompanhamento multiprofissional. A equipe envolve médicos, profissionais de enfermagem, agentes comunitários de saúde, farmacêuticos, fisioterapeutas e nutricionistas, conforme as necessidades identificadas.
Mais conforto para os idosos e suas famílias
Para Antenor José Christ, filho de idosos atendidos pelo projeto, receber os profissionais em casa facilita a rotina da família e proporciona mais conforto aos pais, Teresinha e Jacinto Christ, de 80 anos. “Bem melhor eles virem do que transportar eles para lá”, relata Antenor, destacando a importância do atendimento domiciliar. Segundo ele, tanto o pai quanto a mãe recebem acompanhamento, incluindo a atualização das receitas quando necessário. A família também pode solicitar visitas sempre que identifica alguma demanda.
O relato evidencia como o atendimento domiciliar pode facilitar o acesso à saúde para pessoas idosas que enfrentam dificuldades de deslocamento, além de contribuir para a tranquilidade de seus familiares.
Na terça-feira, dia 20 de outubro, o projeto realizou também o primeiro atendimento a Irmina Irma Flach, de 82 anos, ampliando o acompanhamento domiciliar no Município.
Cuidado individualizado e acompanhamento contínuo
Mais do que levar profissionais até as residências, o projeto busca organizar o cuidado de acordo com as condições e necessidades de cada idoso. A avaliação multidimensional permite identificar aspectos relacionados à saúde, à funcionalidade e à autonomia, orientando a elaboração de um plano de cuidados individualizado.
A atuação multiprofissional reúne diferentes áreas da saúde para o acompanhamento dos pacientes, com foco na prevenção de complicações e na manutenção da qualidade de vida. O trabalho também considera a participação das famílias e o vínculo com os profissionais que acompanham os idosos.
Com o “Cuidado mais perto – Atenção à Pessoa Idosa”, Poço das Antas busca fortalecer a atenção à saúde da população idosa, levando assistência a quem encontra dificuldades para chegar até os serviços de saúde e favorecendo o acesso e a continuidade do acompanhamento no domicílio.