Ir para conteúdo principal
Logotipo
CLIMA HOJE:
Min -- Máx --
SIGA-NOS:
Conteúdo Principal

Secretaria
A Secretaria

Secretária

Jaqueline Klein

EDUCAÇÃO

O Município de Poço das Antas conta com duas escolas municipais: Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Espaço da Criança e Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider. Também conta com duas escolas estaduais: Escola Estadual de Ensino Fundamental (EMEF) Valentim Schneider e Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Poço das Antas. Além do ensino regular, os alunos do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, recebem atendimento de turno inverso às aulas junto à EMEF Leo Pedro Schneider.

O Município de Poço das Antas trabalha com olhar sensível à área da Educação, pois entende que cada estágio da vida oferece ao indivíduo desafios importantes para o seu desenvolvimento, sendo que a escola, nesse processo, é considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento, além dos demais espaços de interações que vão se dando nos diversos contextos sociais.

Para garantir uma educação de qualidade, além de ótima infraestrutura de espaço físico em suas instituições, Poço das Antas investe no seu corpo de profissionais, com oferta de formações e capacitações. Além disso, garante uma comida de qualidade em sua merenda, com alimentação balanceada e sob orientação nutricional e também oferece aos estudantes do ensino regular transporte até a escola. A educação também desenvolve um trabalho em rede com as áreas da saúde e assistência social, prestando apoio e oferecendo condições de ensino aos estudantes com situações específicas de aprendizagem. 

 

CULTURA

Em Poço das Antas, as manifestações culturais apresentam-se de diversas formas, sendo a maioria delas através da valorização dos costumes e tradições dos antepassados. Nessa linha, através da dança, o Município conta com o Grupo da Danças Folclóricas Alemãs Musikfreunde e o Grupo da Danças Gauchescas. Através do canto, é mantido também o Coral Municipal e o Grupo Vocal de Poço das Antas. Os eventos, outra forma de manifestação cultural, são especialmente em datas comemorativas, com atividades especiais na Páscoa; a Cavalgada de Poço das Antas no Mês Farroupilha, e o Espetáculo Natalino nos festejos de final de ano. Nas suas comemorações de aniversário, durante o mês de maio, a Administração Municipal também promove eventos alusivos, com calendário especial a cada ano. Normalmente nesse período, conforme iniciativa e interesse de cada Administração Municipal, também pode ocorrer a TranscitrusFest, evento com shows e exposições que, em 2019, teve a sua 3ª edição.

DESPORTO

Na área a Desporto, a Administração Municipal de Poço das Antas desenvolve a Escolinha de Futsal e a Escolinha de Vôlei da EMPA. A iniciativa envolve um total aproximado de 60 crianças na faixa etária dos 5 aos 14 anos no futsal, e dos 11 aos 15 anos no vôlei. Além disso, também promove eventos e campeonatos como a Rústica de Poço das Antas e Taça Municipal de Futsal. Na linha das programações especiais, há envolvimento em programações de ciclismo e outras relacionadas ao incentivo à prática da atividade física, apoiando, inclusive, equipes representantes do Município em campeonatos regionais.

TURISMO

Poço das Antas possui potenciais turísticos amparados em suas estruturas de lazer e desporto, cercadas por águas e mata abundante, que são um convite para se aproximar da natureza. A Ponte Pênsil na localidade de Boa Vista, e a Praça Municipal, na sede, são locais para desfrutar de momentos de tranquilidade e lazer em família. Outras áreas de encontro, como o Espaço Esperança e o Espaço Benjamim, possuem brinquedos, bancos e equipamentos de academia para brincar, curtir e se exercitar ao ar livre. Também há a Prefeitura Municipal, construção em localização privilegiada no Município, que recebe cidadãos e visitantes através de sua escadaria imponente e com todo o charme de sua estrutura. Poço das Antas também possui raízes fortes na religiosidade manifestada em suas igrejas e grutas, que além de marcas da fé, são o princípio de festejos tradicionais que atraem grande público ao Município em diferentes épocas do ano. Além desses, outros eventos de viés cultural também são entretenimento para a comunidade local e visitantes, que prestigia a arte através da dança e do canto coral. Poço das Antas, cercado por belas paisagens, é também cenário para empreendimentos nos ramos da gastronomia, floricultura, cachaçaria, fruticultura e negócios de diferentes ramos comerciais e de serviços que atendem a todos com acolhimento e hospitalidade.

Telefone
(51) 3773-1122; WhatsApp: (51) 99265-9739

E-mail
smec@pocodasantas.rs.gov.br

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira: 7h30 às 11h30 – 13h às 17h Em sextas-feiras (de dezembro à fevereiro): turno único, das 7h às 13h

Endereço
Avenida São Pedro, 1213 – Centro, Poço das Antas | 95740-000

Secretaria
Departamentos e Setores

Alimentação Escolar

 É oferecida para a rede de ensino municipal e estadual, com cardápios equilibrados e elaborados pela Nutricionista da Secretaria de Educação, de acordo com as exigências do PNAE. A alimentação escolar tem por objetivo a formação de práticas alimentares saudáveis. A capacitação das merendeiras, o acompanhamento das refeições nas escolas e a aquisição de produtos da agricultura familiar são ações importantes para uma alimentação escolar adequada e saudável.

 Acreditamos que a educação é feita pelo trabalho em equipe, ou seja, pela conjugação de esforços dos segmentos alunos, professores/funcionários e famílias. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir. É caminhando juntos que alcançaremos uma qualidade de vida melhor a todos os munícipes de Poço das Antas e que seja a receita para a credibilidade e o sucesso de nossos alunos.

Atualizado dia 17/04/2024

Transporte Escolar

A Secretaria de Educação oferece Transporte Escolar contemplando alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes Municipal e Estadual.

Atualizado dia 17/04/2024

Vagas nas escolas

O município de Poço das Antas conta com 2 escolas municipais e 2 escolas estaduais. A Escola Municipal de Educação Infantil Espaço da Criança está situada no centro da cidade e atende em torno de 120 crianças de quatro meses a seis anos de idade. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Pedro Schneider, o atendimento acontece aos alunos de seis anos a onze anos de idade. Lá são atendidos em torno de 115 alunos. Os alunos da rede municipal de ensino também recebem atendimento de turno inverso às aulas. São oferecidos momentos de reforço escolar, música, dança, recreação e atividades esportivas, informática. Recebem diariamente alimentação equilibrada, orientada por nutricionista, além de terem cuidados e educação.

 O Município de Poço das Antas, preocupado com o desenvolvimento infantil das crianças e sabendo da importância da primeira infância para formação de cidadãos, reconhece que o atendimento e o acesso em creches e pré-escola seja fundamental. Para tanto, investe em profissionais da educação, infraestrutura e equipamentos para melhor atender aos seus educandos.

 Com um atendimento de 120 alunos da educação infantil, nas etapas creche e pré-escola, a escola EMEI Espaço da Criança, oferece atendimento das 6h e 20 min até às 18h. No ambiente escolar são realizadas diversas atividades pedagógicas, lúdicas e de recreação, momento único de adquirir e aprimorar o conhecimento e fortalecer a formação humana de cada criança.

 Atualmente não há lista de espera de vagas nas escolas de educação infantil no Município de Poço das Antas. O número de alunos é observado em cada turma, justamente para manter a qualidade no atendimento. As demandas de vagas que forem surgindo ao longo do ano são organizadas pela equipe diretiva em apoio com a Secretaria Municipal de Educação.

Não há critérios definidos de priorização de acesso a creches públicas, pois toda a demanda é atendida.

 As atividades visam ao conhecimento do mundo através do movimento, da música, Artes Visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática, todas permeadas pelo lúdico e pela afetividade. Têm a formação pessoal e social como eixos de trabalho que favorece a construção da identidade e da autonomia.

A rede estadual de ensino atende aos alunos dos Anos Finais e Ensino Médio, ofertado em duas escolas. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Valentim Schneider, situada na Boa Vista, atende alunos do 6º ano ao 9º ano. A Escola Estadual de Ensino Médio Poço das Antas, situada no centro, atende aos alunos de Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio.

Atualizado dia 15/04/2024

Conteúdo Rodapé