Estrutura é essencial para medir a vazão do Arroio Poço das Antas e qualificar a aplicação de BTI no controle de borrachudos
A Secretaria de Obras, Viação e Trânsito concluiu, na semana passada, a reforma da Calha Parshall, localizada em Santa Inês, no interior de Poço das Antas. A estrutura é um dispositivo de medição que tem a função de determinar a vazão da água em canais abertos (como rios e córregos), o que, por sua vez, é essencial para calcular a dosagem correta do BTI (Bacillus thuringiensis israelensis), um larvicida biológico usado no controle do borrachudo.
A calha já existia no local, porém foi severamente danificada durante a enchente de 2024, o que comprometeu sua funcionalidade. Com a reforma, a estrutura volta a cumprir sua finalidade técnica, permitindo o monitoramento adequado da vazão da água e, consequentemente, o controle da quantidade de BTI distribuída aos voluntários responsáveis pela aplicação do produto.
Atualmente, o Município conta com 18 voluntários envolvidos na aplicação. A partir das medições realizadas na calha, é possível definir com precisão a dosagem do BTI, garantindo maior eficácia no combate ao borrachudo. Uma aplicação já foi realizada recentemente, e outras duas ainda estão previstas, sendo a próxima programada para ocorrer dentro de aproximadamente duas semanas. Cada ciclo é composto por três aplicações.
O Agente de Combate a Endemias, Mikael Klamt, destaca a importância da obra para o sucesso do trabalho preventivo. “A Calha Parshall é essencial para que possamos medir corretamente a vazão da água dos arroios e, assim, aplicar o BTI na quantidade adequada. Com a reforma, conseguimos otimizar o efeito do produto, tornando o controle mais eficiente e seguro”, explica.
A melhoria reforça o compromisso do Município com ações preventivas e contínuas de saúde pública, com olhar sempre atento à garantia da qualidade de vida da comunidade de Poço das Antas.