28/11/2023

CHUVAS, GRANIZO E TEMPORAIS CAUSAM MAIS DE R$ 2 MILHÕES EM PREJUÍZOS NO MUNICÍPIO DE POÇO DAS ANTAS

Mais de 300 famílias rurais atingidas estão sofrendo prejuízos de ordem social e econômica.

O Município de Poço das Antas decretou, neste último sábado, dia 18 de novembro, situação de emergência devido aos estragos causados pelo excesso de chuva e granizo que caiu sobre a região entre a sexta-feira (17) e o sábado (18). De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar de Poço das Antas, e Secretaria de Obras, Viação e Trânsito, o prejuízo total estimado supera os R$ 2 milhões.

Com a elevação do arroio Boa Vista a enchente causou graves estragos em pontes, boeiros e estradas. O impacto na agricultura é principalmente com a intensa queda de granizo, que destruiu telhados de galpões, aviários, pocilgas, estufas plásticas, e nas culturas de milho para silagem, floricultura comercial e culturas de subsistência familiar, como aipim, feijão, batata, hortaliças e frutas. Também há registros de falta de energia elétrica e de água potável.

A prefeita de Poço das Antas, Vania Brackmann, pontua que “mediante todas essas dificuldades, a Administração Municipal solicita a comunidade cautela na solicitação de serviços de máquinas, pois a Secretaria de Obras, neste momento, necessita priorizar a recuperação das estradas. Contudo, ainda devemos ser otimistas pois se registrou somente danos materiais”, disse a chefe do Executivo.