Ir para conteúdo principal
Logotipo
CLIMA HOJE:
Min -- Máx --
SIGA-NOS:
Conteúdo Principal
11/11/2025 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Mobilização e monitoramento reforçam o combate à dengue no Município

Ações de prevenção e acompanhamento constante ajudam a manter baixo o número de casos

O Dia D de Combate à Dengue, celebrado no sábado, dia 08 de novembro, foi mais uma oportunidade para reforçar a importância da prevenção e da mobilização da comunidade de Poço das Antas no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o combate começa dentro de casa, com medidas simples que fazem a diferença no dia a dia. Tampar caixas d’água, manter calhas limpas, trocar a água dos potes dos animais, preencher os pratinhos de vasos com areia e eliminar recipientes que acumulem água são atitudes essenciais para evitar a proliferação do mosquito.

No Município, o trabalho de monitoramento é realizado mensalmente pelo Agente de Combate a Endemias, Mikael Klamt, que verifica 39 pontos estratégicos por meio de armadilhas conhecidas como ovitrampas. Os materiais permanecem instalados por cinco dias e depois são analisados para verificar se há presença de ovos do Aedes aegypti.

Neste ano, foi registrado apenas um caso positivo de dengue em Poço das Antas, o que reforça a importância da vigilância contínua e da colaboração dos moradores. “A prevenção é responsabilidade de todos. Cada atitude conta para evitar a presença do mosquito e proteger a nossa comunidade”, destacou Klamt.

O Agente de Combate a Endemias reforça que 75% dos focos do mosquito estão dentro das residências. Em caso de febre alta, dor no corpo, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele, dor de cabeça ou náusea, o munícipe deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Poço das Antas para tratamento imediato.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé