Lideranças poçoantenses entregaram ofício ao Governo do Estado em defesa da reversão da área ao Município e da reativação da unidade
A Administração Municipal de Poço das Antas deu mais um passo na busca por uma solução para o futuro da planta do Frigorífico de Suínos da Cooperativa Languiru, desativada desde 2023. Na quarta-feira, dia 08 de julho, o secretário de Administração, Indústria e Comércio, Romeu Forneck, e a vereadora Célia Lurdes Koerbes (MDB) estiveram em Porto Alegre para entregar, à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul - SEDEC, um ofício destinado ao governador Eduardo Leite, solicitando apoio do Estado para viabilizar a reversão da área ao Município e a retomada das atividades da unidade.
O documento encaminhado ao Governo do Estado, de autoria da vereadora Célia Lurdes, foi assinado por todos os vereadores poçoantenses. Com esse documento, o Legislativo se ombreia ao Poder Executivo na busca por uma solução concreta para o Frigorífico. A principal preocupação é garantir que a estrutura volte a operar, resgatando seu potencial de geração de empregos, fortalecimento da cadeia produtiva da suinocultura e desenvolvimento da economia regional.
Desde o início da atual gestão, em janeiro de 2025, a Administração Municipal acompanha de forma permanente a situação da planta, para a qual o Município destinou uma área de 25 hectares, com infraestrutura, onde foi instalada a planta industrial. O Município defende que, diante da paralisação das atividades e das condições previstas na legislação municipal de incentivos, apresentem-se as condições para a reversão da área, de forma que se viabilize a retomada das atividades mediante um novo operador para o frigorífico.
Conforme explica o secretário Romeu Forneck, a área foi transferida à Cooperativa Languiru, no ano de 2012, com base numa lei específica, que não invalida a lei geral de incentivos do Município, que prevê a manutenção das atividades por 25 anos como condição para a consolidação dos benefícios concedidos, entre eles a cessão da área e incentivos tributários. Segundo ele, o valor atualizado dos investimentos realizados pelo Município no empreendimento (terreno e incentivos tributários), equivale a aproximadamente R$ 27 milhões, evidenciando a relevância do patrimônio público envolvido e a importância de buscar uma solução que preserve os interesses públicos da municipalidade.
Forneck observa que o objetivo da mobilização sempre foi o de buscar alternativas para que a planta volte a cumprir seu papel no desenvolvimento regional. “Nossa prioridade sempre foi encontrar um caminho que possibilite a retomada das atividades do Frigorífico. Estamos trabalhando em conjunto com o Governo do Estado e demais envolvidos para construir uma solução que preserve esse importante patrimônio econômico e devolva oportunidades de emprego e renda para Poço das Antas”, destaca. As iniciativas feitas pela administração liquidante da cooperativa até o momento parecem não ter surtido os feitos esperados. Percebe-se que a demora está diminuindo a atualidade tecnológica e o valor da planta, motivo de crescente preocupação da Administração Pública Municipal.
O poder público seguirá atuando na defesa dos interesses da comunidade, buscando soluções que possibilitem a reativação da unidade industrial e o fortalecimento da economia de Poço das Antas e da região.