Primeiros cinco pacientes receberam encaminhamentos nesta sexta-feira
O município de Poço das Antas, por meio da Secretaria de Saúde, deu início nesta sexta-feira, dia 26 de setembro, ao mutirão de cirurgias de traumatologia. Cinco moradores receberam a notícia no início da manhã, saindo da Unidade Básica de Saúde (UBS) com a solicitação dos exames pré-operatórios.
As consultas prévias estão marcadas para a próxima terça-feira, dia 30 de setembro, quando também serão agendadas as cirurgias. Os procedimentos ocorrerão no Hospital Bruno Born (HBB), em Lajeado, e no Hospital Ouro Branco (HOB), em Teutônia. Outras três cirurgias devem ser confirmadas nos próximos dias pela equipe de saúde.
O prefeito Glicério Ivo Junges ressaltou que a iniciativa é resultado de articulações contínuas. “Trabalhamos incansavelmente para que a população tenha acesso rápido a procedimentos que devolvem qualidade de vida. Este mutirão é mais uma prova de que o esforço conjunto, do poder público e da equipe de saúde, gera resultados concretos”, comentou.
Nesta linha, o secretário de Administração, Indústria e Comércio, Romeu Forneck, reforçou o empenho da municipalidade para viabilizar o mutirão. “Cirurgias de média e alta complexidade exigem recursos significativos. Estamos mobilizados para garantir o custeio e continuaremos buscando apoio estadual e federal para ampliar este tipo de atendimento”, afirmou.
Por fim, o secretário de Saúde, Juliano Körner, destacou a importância dos cuidados em todas as etapas. “Tanto no pré quanto no pós, os cuidados são fundamentais. Para qualquer eventualidade, após a cirurgia, como fisioterapias, por exemplo, a Saúde de Poço das Antas está à disposição para auxiliar. Contem conosco”, disse.
Pacientes comemoram a notícia
Entre os primeiros contemplados com o mutirão de cirurgias estão as pacientes Dirce Bohn e Nalete Maria Steffen. Elas aguardam há aproximadamente um ano e meio pelas cirurgias de joelho. “Fiquei muito feliz, de coração. Só tenho a agradecer por tudo que o Município está oferecendo para nós. Foi uma notícia muito boa, é um avanço enorme, pois não precisamos esperar dois ou três anos a mais, o que acaba evitando futuros problemas”, comentou.
Nalete Steffen também comemorou a notícia com alegria. “De forma particular, não teríamos como pagar. Então, muito obrigada ao Município por isso”, agradeceu.
Assim, o Município reafirma o compromisso de garantir atendimento especializado e de qualidade, buscando de forma constante recursos e parcerias para ampliar o acesso a cirurgias de maior complexidade.