04/12/2023 Educação, Cultura, Desporto e Turismo

Segunda edição do Curso de Danças Gaúchas de Salão encerra com formatura e fandango

Vinte casais concluíram formação que fortalece o tradicionalismo gaúcho em Poço das Antas

No sábado, dia 2 de dezembro, aconteceu na Sociedade Esperança, em Poço das Antas, o evento de encerramento e formatura do Curso de Danças Gaúchas de Salão – 2ª edição. A atividade, oportunizada pela Administração Municipal de Poço das Antas, através da Secretaria da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, teve como objetivo fortalecer o tradicionalismo gaúcho no Município, especialmente através da dança e seus ritmos, como também proporcionar um momento de conhecimento, aprendizado e encontro comunitário.

O curso novamente foi coordenado pelo professor Diego de Oliveira, graduado e pós-graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e com formação como instrutor de Danças Gaúchas de Salão pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Com início em 23 de agosto, vinte casais concluíram o total de 13 encontros e receberam o seu certificado de participação e conclusão da atividade. O curso teve a sua estrutura baseada no Compêndio Técnico e Ilustrado de Danças Gaúchas de Salão, que atende a um total de nove ritmos, todos ensinados durante os encontros, sendo eles: milonga, chamamé, valsa, bugio, rancheira, xote, vaneira, vanerão e polka.

A parte cultural da programação contou com uma apresentação solo do professor Diego e sua prenda, Daiana Dickel, que abriram a pista com um chamamé. Na sequência, os poçoantenses concluintes do curso também apresentaram três danças: uma milonga, uma valsa e uma vaneira. Após mostrarem para a comunidade o aprendizado obtido nesses 13 encontros, foi hora de receber o certificado das mãos da prefeita de Poço das Antas, Vânia Brackmann, e do vice-prefeito, Laurentino Flach. A animação ficou por conta do grupo Os Gaiteiros de Teutônia.

Crédito do texto e da foto: Assessoria de Comunicação (ASCOM) de Poço das Antas