Município conquistou o Selo Prata 2025 em Transparência Pública concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública
O município de Poço das Antas conquistou um importante reconhecimento na área da gestão pública ao receber o Selo Prata 2025 em Transparência Pública, concedido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas de Brasil (Atricon), por meio do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP).
A certificação integra a avaliação do PNTP, que tem como objetivo medir o nível de transparência ativa dos sites institucionais e dos Portais de Transparência de órgãos públicos das três esferas de governo – União, Estados e Municípios. Entre os principais critérios avaliados estão a disponibilidade das informações, a clareza dos dados apresentados, a atualização constante, a facilidade de acesso, além do cumprimento das exigências legais relacionadas à publicidade dos atos administrativos.
Na edição de 2025, foram premiados com certificações virtuais 185 jurisdicionados gaúchos, dos quais 18 atingiram o nível diamante, 77 o nível ouro e 90 o nível prata, grupo no qual Poço das Antas está inserido, demonstrando evolução e comprometimento com boas práticas de governança e acesso à informação.
O secretário de Administração, Indústria e Comércio, Romeu Forneck, destaca que o reconhecimento é resultado de um trabalho contínuo e, sobretudo, responsável. “A conquista do Selo Prata reforça o compromisso de Poço das Antas com a transparência, a organização dos processos e o respeito ao cidadão. Seguimos trabalhando para aprimorar a forma como as informações públicas são disponibilizadas, garantindo clareza, acesso e confiabilidade”, afirma.
Esta é a primeira vez que Poço das Antas recebe o reconhecimento. A intenção é melhorar ainda mais a colocação nos próximos anos e seguir entre os municípios de destaque no Rio Grande do Sul também no quesito transparência.